Recapitulando, já falamos sobre Conhecimento, Tipos de Conhecimento e Modelos de Gestão do Conhecimento.
No texto de hoje, começarei a explorar as Ferramentas de Gestão do Conhecimento. Vamos nessa?!
Quem já leu meus textos, já sabe que eu gosto de começar pelo começo, isso é, começar explicando o conceito inicial, no caso “Ferramenta” para que depois as coisas façam sentido, e é exatamente assim que vou começar.
Segundo o Dicio (Dicionário online de português), a palavra ferramenta tem sua etimologia do latim ferramenta, plural de ferramentum, que significa “utensílio, ferramenta”. A definição dada pelo Dicio é “Qualquer instrumento que se usa para a realização de um trabalho”. No sentido figurado pode ser “Conhecimento que alguém se vale para realizar um ofício, um trabalho: a criatividade é a ferramenta do artista”, ou “Meio que se usa alcançar um objetivo, fim, propósito: a inteligência é a sua ferramenta para o sucesso”.
Olha que lindo!😍 Achou alguma palavrinha ali no meio que já falamos sobre?! CONHECIMENTO! (eu amo quando as coisas se ligam e começam a fazer sentido e cria uma linha de raciocínio, não é lindo?!)
Bom, então FERRAMENTAS nada mais são que algo CONHECIDO que nos ajudam a executar alguma atividade ou processo que alguém já fez e descobriu uma forma mais fácil ou efetiva de executá-la. É o famoso “não precisa reinventar a roda se ela já existe”.
E, no contexto de GESTÃO DO CONHECIMENTO, as FERRAMENTAS nos ajudam a implementar processos e atividades que apoiem e facilitem o armazenamento e compartilhamento de conhecimento e, consequentemente, ajude na mudança cultural da empresa (já falei que implementar Gestão do Conhecimento em uma empresa é muito mais do que criar processos e montar uma área nova? É, literalmente, mudar a cultura da empresa - trarei um texto sobre isso, aguardem).
Ta Gabi, curti, muito bom saber que existem Ferramentas que nos ajudem nesse processo, mas onde elas estão? Como consigo ter acesso ou implementá-las?
Eu tenho CERTEZA de que na sua empresa já existem algumas delas, ou pelo menos você já ouviu falar sobre algumas em seu dia a dia, ou mesmo estudando Gestão de Projetos, Gestão de Qualidade, Desenvolvimento Lean, entre outros. Quer apostar?!
Existe um material RIQUÍSSIMO que lista essas ferramentas e as explora, se chama APO Knowledge Management: Tools and Techniques Manual. Esse material é produzido e mantido pela Asian Productivity Organization e está disponível para download na internet. Sim, é um material inteiro em inglês e as traduções disponíveis por aí não são de muita qualidade, mas você consegue de alguma forma entender e se virar com elas.
Falando sobre o material. Logo no primeiro capítulo traz as 20 ferramentas essenciais de Gestão do Conhecimento que são:
sério, vai ticando aí as que você já conhece e me conta depois quantas foram
1. Brainstorming ✔
2. Learnings and Ideas Capture ✔
3. Peer Assist ✔
4. Learning Reviews✔
5. After Action Review ✔
6. Storytelling ✔
7. Collaborative Physical Workspaces ✔
8. APO Knowledge Assessment Tool ✔
9. Knowledge Café ✔
10. Communities of Practice ✔
11. Cloud Computing ✔
12. Document Libraries Leading to a Document Management System ✔
13. Knowledge Bases (Wikis, etc.) ✔
14. Blogs ✔
15. Social Network Services ✔
16. Video Communication and Webinars ✔
17. Advanced Search Tools ✔
18. Building Knowledge Clusters ✔
19. Expertise Locator/Who’s Who ✔
20. Collaborative Virtual Workspaces ✔
No segundo capítulo eles trazem mais 6 ferramentas que são recomendados serem considerados:
21. Knowledge Worker Competency Plan
22. Knowledge Mapping
23. KM Maturity Model
24. Mentor/Mentee Scheme
25. Knowledge Portal
26. Video Sharing
Bom, deu pra ver que não é um bicho de sete cabeças né? E que de alguma forma você já esteve em contato com Gestão do Conhecimento, mesmo sem necessariamente saber ou carregar esse nome.
A minha ideia é trazer nos próximos textos explicações e exemplos de cada uma dessas ferramentas, vocês curtem?

0 Comentários
Olá, quero muito saber o que você tem achado dos meus conteúdos. Me conte sua opinião!